Buscar

Parque Estadual Furnas do Bom Jesus

Um paraíso que você precisa conhecer.

Situado no município de Pedregulho, o Parque Estadual Furnas do Bom Jesus preserva remanescentes do extremamente ameaçado cerrado paulista. As matas e cachoeiras são belezas naturais que atraem o visitante. Estas áreas são percorridas por trilhas e alguns pontos de mirantes, localizados nos núcleos Santa Luzia e Taquari. O destaque vai para a Cascata Grande, a maior das cachoeiras do Parque, com até 132 m de queda livre. São mais de 9 mil hectares que abrigam, ainda, uma grande diversidade de fauna e flora.



Desde 14 de março de 1991, os moradores e visitantes do município de Pedregulho, região nordeste de São Paulo, podem usufruir da grande biodiversidade presente no Parque Estadual Furnas do Bom Jesus.

Classificado como Unidade de Conservação de Proteção Integral, tem como objetivo a preservação dos ecossistemas, das espécies vegetais e animais e dos seus habitats, dos sítios geomorfológicos e proteção das paisagens naturais de grande valor cênico, além de ser aberto à pesquisa científica, à visitação e ao lazer público.

Furnas do Bom Jesus, devido ao seu relevo em forma de canyon,  conta com várias cachoeiras, acessadas por meio de trilhas, geralmente de média a alta dificuldade. Possui também sete quedas-d’água, sendo a Cascata Grande a maior delas com 142 metros de queda livre. Os mirantes são outros atrativos do parque, favorecendo cenários privilegiados.

Os visitantes podem aproveitar ainda as trilhas, entre elas, a Trilha do Mirante, com 1.364 metros,  esta indicada à todas as idades, por sua baixa dificuldade. No caminho, é possível acessar o Centro de Vivência Ambiental e se deslumbrar com a diversidade da fauna e flora. A Trilha dos Macacos, de dificuldade média, tem percurso de 800 metros em meio à Mata Atlântica e, ao final dela, o visitante depara-se com uma cascata de 35 metros de altura.



Diferente das demais trilhas, a Trilha do Malta feita por meio do aceiro preventivo que margeia algumas propriedades particulares vizinhas, onde é possível visualizar várias culturas implantadas nas redondezas, fora do limite do parque. Ela possui 2.800 m e tem dificuldade média. Ao final da trilha é possível avistar a cachoeira do Malta.

Em ambiente de Cerrado, o parque abriga mais de mil espécies de animais, muitas endêmicas e outras ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-parda (suçuarana).  Entre a flora, é possível identificar espécies como ipê, angico, paineira-rosa, jacarandá, jequitibá, peroba e cedro.

O parque está aberto à visitação pública de segunda-feira a domingo, incluindo feriados, das 8h às 16h. Para conhecer outras trilhas e atrativos do parque, ligue para (16) 3171-1118 ou envie e-mail para pe.furnas@fflorestal.sp.gov.br , de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.



186 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

TOUR DA CANASTRA - INVERNO

E você conhece o vilarejo de Santa Bárbara? Fica no munícipio de Sacramento - MG e a portaria 3 do Parque Nacional da Serra da Canastra fica apenas 15 km de distância!! Quer conhecer? Saiba mais no w

  • Whatsapp
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

(16) 99992-1460

R. Juraci Barbosa Lima, 176 - Pedregulho - SP, 14470-000, Brazil

CNPJ 20.178.085/0001-00