Buscar

VOCÊ SABE O QUE É TREKKING?

O Trekking consiste na atividade de caminhar por trilhas naturais, buscando maior contato e integração com a natureza. Afinal, todos que praticam o trekking têm a oportunidade de desfrutar o meio ambiente, envolvendo-se com belas paisagens em locais, normalmente, pouco explorados.

De uma forma geral, essa prática esportiva baseia-se numa incursão ao desconhecido, numa travessia de descoberta de novos locais, no mapear de uma região, no conhecimento de uma história e de sua cultura e tradições.

Mas, nada impede que o trekking seja praticado em locais já muito bem mapeados e conhecidos. De todo modo, é a íntima relação com a natureza que faz dessa atividade algo tão atrativo para os seus praticantes.

Continue lendo e saiba mais!

Tipos de trekking: Para que você entenda bem o que é trekking, saiba que existem diferentes tipos:

Trekking de um dia: De curta duração, a caminhada tem em torno de 10 km de extensão. Pode-se ir de um ponto a outro, semelhante às travessias, ou atingir algum cume e retornar ao ponto de partida.

Travessias ou trekking de longa distância Normalmente, é praticado por grupos com equipamentos para passar a noite (como barraca e saco de dormir) e alimentação própria. Os trekkings mais longos podem durar vários dias. Alguns são, inclusive, chamados de expedições, quando demandam por carregadores, cozinheiros, guias especializados etc.

Trekking de regularidade: Consiste em uma competição. Um trajeto desconhecido dos participantes é mapeado pela organização com tempo e marcos bem definidos. O que importa não é a velocidade, mas sim permanecer no percurso correto no tempo determinado.

As competições são organizadas por equipes, que costumam comportar de três a seis membros. Cada integrante fica responsável por uma tarefa, por exemplo: navegador, calculista e contador de passos. É comum que se utilizem planilhas com velocidades médias, distâncias e símbolos.

Trekking de velocidade: Também chamado de corrida de aventura, o objetivo dos participantes é alcançar postos de controle no menor tempo, utilizando o trajeto que considerar mais apropriado, e usando ferramentas como cartas de navegação e bússola.

Equipamentos usados: Confira os equipamentos adequados para garantir maior conforto à atividade:

Calçado: Por oferecerem segurança ao tornozelo e maior proteção nos diferentes tipos de terrenos, as botas são as mais recomendadas. Entretanto, existem vários modelos de tênis específicos para a prática outdoor, sendo uma boa escolha para o trekking.

Mochila: Uma cargueira – também conhecida como mochila de ataque – deve ser escolhida conforme a duração do trekking e a quantidade de itens que serão necessários para a incursão. O ideal é escolher aquela com espaço suficiente para acomodar lanche, kit de primeiros socorros, cantil, lanterna e outros acessórios.

Vestuário: As calças-bermuda são as preferidas para a prática do trekking, pois são calças bem versáteis, permitindo a remoção da parte de baixo, transformando a calça em uma bermuda. Isso é importante para trazer maior conforto durante as oscilações de temperatura e tipo de terreno.

Cantil: Durante qualquer atividade física, a hidratação é essencial. Por isso é importante ter sempre à mão um cantil para repor a água que se perde pela exposição ao Sol e aquecimento corporal.

Acessórios:

Os bonés ou chapéus também são de grande valia, pois protegem do calor do Sol e até mesmo da chuva. Protetor solar e anorak (capa de chuva) também são itens indispensáveis para quem vai praticar o trekking.

Agora que já sabe o que é trekking, o que está esperando para se aventurar por aí? Não se preocupe se ficou com alguma dúvida: deixe seu comentário!

0 visualização
  • Whatsapp
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

(16) 99992-1460

R. Juraci Barbosa Lima, 176 - Pedregulho - SP, 14470-000, Brazil

CNPJ 20.178.085/0001-00